segunda-feira, dezembro 14, 2009

Características dos Aerogeradores de Eixo Vertical


A principal vantagem das turbinas de eixo vertical é não necessitar de mecanismo de direcionamento, sendo bastante evidenciada nos aeromotores por simplificar bastante os mecanismos de trasmissão de potência.
Como desvantagens apresentam o fato de suas pás, devido ao movimento de rotação, terem constantemente alterados os angulos de ataque e de deslocamento em relação a direção dos ventos, gerando forças resultantes alternadas, o que além de limitar o seu rendimento, causa vibrações acentuadas em toda sua estrutura.

Rotor Savonius - Apresenta sua curva de rendimento em relação a velocidade próxima a do rotor de multipás de eixo horizontal, mas numa faixa mais estreita, e menor amplitude, seu uso, como o daquele, é mais indicado para aeromotores, principalmente para pequenos sistemas de bombeamento d´agua, onde o custo final devido a simplicidade do sistema de transmissão e construção do rotor propriamente dito, podem compensar seu menor rendimento.



Rotor Darrieus - Por ter curva de rendimento característica próxima a dos rotores de três pás de eixo vertical, são mais compatíveis com o uso em aerogeradores, mas como nestes os sistemas de transmissão já são bastante simples, seja qual for o tipo de disposição do eixo do rotor, o Darrieus perde uma das vantagens comparativas. Além disto a necessidade de sistema de direcionamento para o outro tipo de rotor, é compensada pela facilidade de implementação de sistemas aerodinâmicos de limitação e controle de potência, que amplia a faixa de utilização em relação a velocidade dos ventos e deixa-o muito menos suceptível a danos provocados por ventos muito fortes. Desta forma o Darrieus parece ficar em plena desvantagem em relação ao rotor de eixo horizontal, sendo seu uso pouco notado.

domingo, dezembro 13, 2009

Características dos Aerogeradores de Eixo Horizontal




Neste tipo de aerogeradores necessita-se de mecanismo que permita o posicionamento do eixo do rotor em relação a direção do vento, para um melhor aproveitamento, principalmente onde se tenha muita mudança na direção dos ventos, ou seja, este tipo de aerogerador é bastante utilizado onde os ventos são predominantementes em uma única direção, quase um escoamento laminar.

Durante a crise do petróleo, na década de 70, a energia eólica voltou a ser bastante cogitada, e os avanços da aerodinâmica e surgimento da eletrônica, permitiu o aparecimento de aerogeradores muito eficientes e com o custo por kW, quando utilizado em sistemas de grande porte interligados a rede de distribuíção, comparável com o das hidroelétricas, com isto desde a década de 80, tem sido cada vez mais comuns a instalação de parques eólicos em vários países principalmente da Europa e nos Estados Unidos, atualmente podem ser encontrados em nivel comercial aerogeradores com potências nominais de até 1,5MW.

Os principais modelos diferem quanto as características que definem o uso mais indicado, sendo eles:



  • Rotor multipás - tem sua maior aplicação no bombeamento d´agua. Suas características tornam seu uso mais próprio para aeromotores, pois dispõe de uma boa relação torque de partida / área de varredura do rotor, mesmo para ventos fracos, em contrapartida seu melhor rendimento encontra-se nas baixas velocidades, limitando a potência máxima extraida por área do rotor, que não é das melhores, tornando este tipo pouco indicado para geração de energia elétrica.




  • Rotor de três ou duas pás - é praticamente o padrão de rotores utilizados nos aerogeradores modernos, isto deve-se ao fato da grande relação de potência extraída por área de varredura do rotor, muito superior ao rotor multipás (embora isto só ocorra em velocidades de vento superiores), pois além do seu rendimento máximo ser o melhor entre todos os tipos, situa-se em velocidades mais altas. Entretanto, apresenta baixos valores de torque de partida, e de rendimento para velocidade baixas, características que apesar de aceitáveis em sistemas de geração de eletricidade, imcompatibilizam seu uso em sistemas que requeiram altos momentos de força e ou carga variável.


Links interessantes:


http://www.energiaalternativa.com.br/


http://www.eólica.com.br


sábado, dezembro 12, 2009

O Ranking das Energias Renováveis


Apesar de tudo o que a mídia esta falando sobre aquecimento global, buraco na camada de ozônio, estamos atrasados em energias renováveis. Segundo pesquisas internacionais o Brasil ocupa a 20ª posição no ranking dos países com a melhor estratégia para energia renovável.
Uma contradição, um dos países que mais contruibue para o lançamento dos gases do efeito estufa, os EUA, vejam só, está ocupando 1ª posição, seguidos pela Alemanha e China.

Mesmo com essa posição o Brasil é sempre mencionado quando o assunto potencial energético eólico e solar.
Nesse estudo foi considerou estratégias futuras e a atual infra-estrutur de energia renovável de cada país. Para o Brasil, a produção de energia eólica recebeu pontos positivos e a produção por meio de combustão de biomassa gerou pontos negativos.
Atualmente o Brasil produz motores Diesel que emitem com 60% menos gases estufa, mas não os utiliza, esse motores produzidos são vendidos para países como Méximo, Coréia do Sul e outros.
O potencial para exploração de energia solar também foi ressaltado pelo relatório embora a tecnologia ainda seja cara e o país não tenha uma política de incentivo. Neste ponto específico, o Brasil subiria para 13º colocado no ranking, que também é liderado pelos EUA.
Poderíamos nos inspirar nos pontos positivos da Alemanha e da Espanha, que são lembrados como países capazes de elaborar projetos eficientes e a baixo custo para aproveitamento de energia solar.

Tipos de Aerogeradores


Hoje, irei destacar dois tipos de aerogeradores, dentro dessa divisão existe outras subdivisões que não serão abordadas nesse momento. Abaixo vemos dois tipos: de Eixo Horizontal e de Eixo Vertical.


Vídeo com este tipo de aerogerador:http://www.youtube.com/watch?v=Xwzo5BZjTDs



Vídeo com este tipo de aerogerador: http://www.youtube.com/watch?v=9WkDJLX3Ebw


Vale a pena dar uma conferida nos vídeos!!!!


Até a próxima.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Tamanho de aerogeradores


Quando um agricultor fala da extensão de terra que está cultivando normalmente fala em termos de hectares. O mesmo ocorre com os aerogeradores. No caso de cultivo eólico a área é na vertical. Quanto maior o diâmetro do rotor, mas será a potência gerada pelo aerogerador.


A figura dá uma idéia dos tamanhos normais dos aerogeradores. Uma turbina típica com um gerador elétrico de 600 kW possui um rotor de 44 m. Dobrando-se o diâmetro obtêm-se uma área quatro vezes maior. Significa uma potência também de quatro vezes maior.
Abaixo vemos um aerogerador de eixo vertical de proporções grandes:



A Energia Eólica



A força dos ventos é uma fonte de energia, já conhecida há milhares de anos em moinhos e agora pesquisada para gerar eletricidade. Atualmente, já existem no mundo cerca de 20 mil geradores que produzem eletricidade a partir da força eólica, principalmente nos Estados Unidos, na costa oeste do país, onde cada pequena central produz cerca de 1,5 mil quilowatts. Na Dinamarca, a energia eólica já produz em conjunto cerca de 350 mil quilowatts de eletricidade.A energia eólica é obtida através da força dos ventos que fazem girar as pás do moinho. O impacto causado ao meio ambiente é mínimo, além de ter a mesma estimativa de custo que as termoelétricas a gás, por exemplo, propostas pelo governo brasileiro.