sábado, abril 03, 2010

Turbinas Eólicas Portáteis





Encontrar painéis solares portáteis já não é algo tão difícil hoje em dia. Mas turbinas eólicas potentes e capazes de serem transportadas para qualquer canto já uma história bem diferente.Mas essa dificuldade pode estar com os dias contatos graças à invenção do Aero 600w– uma turbina eólica que pode ser levada para qualquer lugar e montada em oito passos simples e rápidos.Os criadores contam que o gerador foi concebido a partir da ideia de unir funcionalidade e portabilidade. “O problema atacado neste trabalho trata da necessidade de se ter acesso a eletricidade em situações de trabalho remoto”, afirmam.
Dessa forma, pessoas em ocasiões de emergência, como na tragédia recente no Haiti, poderão ter acesso à energia limpa graças aos geradores de campanha.
Feita de fibra de carbono e alumínio, a turbina foi criada pelos designers argentinos Marcos Madia, Sergio Ohashi e Juan Manuel Pantano. Fechada, ela pode ser levada para qualquer lugar, já que não passa de um equipamento pequeno e leve.Depois de montada, a turbina pode ter sua altura regular de acordo com a necessidade. Com a movimentação das hélices, o equipamento produz eletricidade e a armazena em baterias localizadas no seu interior.


O Aero 600w ainda é apenas um protótipo e os criadores não deram mais informações sobre o produto. Mais informações pelo site:

http://www.coroflot.com/public/individual_details.asp?individual_id=240287&

domingo, março 14, 2010

Proposta de Projeto Final

Foi apresentado no último dia 12, na Faculdade Redentor (Itaperuna-RJ), a proposta de Projeto Final para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica.

Abaixo temos o resumo da proposta, mas ainda faltam colher alguns dados:

O projeto consiste em dimensionar uma turbina eólica, sendo esta de eixo vertical (VAWT – Vertical Axis Wind Turbine) para uso residencial ou comercial, sendo utilizado, por exemplo, em um sistema de iluminação. O sistema poderá ser ligado à rede principal de distribuição de energia elétrica existente no local, chamado de Grid-Tie (Rede-Interligada), ou o sistema poderá ser composto de baterias, chamado de Off-Grid (Rede-desconectada). O tipo de gerador utilizado na turbina será de Imãs Permanentes, por sua: longa vida útil, aceitação no mercado do gênero e também por sua facilidade na manutenção. As turbinas de eixos verticais têm as vantagens sobre as de eixo horizontal por ser menos ruidosas, operam em escoamento turbulento, o que é ideal para centro urbanos, e por suas facilidades de montagem. Em países da Europa e nos Estados Unidos, o governo incentiva a compra de equipamentos que produzam energia elétrica, proporcionando ao comprador abatimento nos impostos. Com isso, este projeto irá envolver conhecimentos das áreas: Ciência dos Materiais, Eletricidade, Projeto de Máquinas e principalmente de Mecânica dos Fluidos.


Site: www.redentor.edu.br (mais informações sobre o curso)

domingo, março 07, 2010

Potencial Eólico Instalado no Brasil

  • No Atlas eólico brasileiro, o potencial atual é de 143 GW ( a uma altura de 50 m).
  • Estimativa do potencial para o novo Atlas gira em torno de 300 GW (a uma altura de 100 m).
    Fonte: "Atlas do Potencial Eólico Brasileiro", Eletrobrás, 2001.

Agora a potência instalada é de 414 MW (33 Parques Eólicos em operação):
  • Ceará: 121,8 MW;

  • Rio Grande Norte: 49,3 MW (dos quais 1,8 MW, em Palmas, 3 AGs E- 40/600 kW são da Petrobrás);

  • Paraíba: 55,2 MW;

  • Rio Grande do Sul: 150 MW (os maiores aerogeradores instalados no Brasil: 2 MW);

  • Santa Catarina: 14,4 MW (três parques em operação);

  • Pernambuco: 75 kW (instalado em Fernando de Noronha);

Parque Eólico em Osório - RS


Construção do parque eólico offshore

Em 2002, o quinto maior parque eólico "offshore" do mundo foi construído na costa oeste da Dinamarca. O parque eólico de Horns Rev 14-20 km está situada no Mar do Norte, a oeste de Blåvands Huk, e representa a primeira fase do ambicioso plano do Governo dinamarquês, que é ter turbinas eólicas com uma capacidade total de 4000 MW em águas dinamarquesas antes de 2030. Abaixo fotos que mostram a grandiosidade da criação e montagem desse parque. Fotos de Gunnar Britse.







Fonte:http://www.darkroastedblend.com/2007/01/wind-power-in-stormy-waters.html